quinta-feira, 26 de abril de 2012

A INTERNET NA SALA DE AULA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES

Oi gente! 
Nesse post, falaremos sobre a  internet na sala de aula e as dificuldades encontradas pelos professores no uso desse recurso didático. O uso da internet é de fato algo benéfico no que toca à aprendizagem dos alunos? Até que ponto o professor detém o domínio da aula a partir do momento em que ele utiliza a internet como recurso didático? No texto abaixo, discutimos um pouco sobre esse pontos.
Não é difícil encontrar motivos para que o uso da internet em sala de aula se torne algo corriqueiro e útil à educação atual. O acesso veloz às informações sobre determinado tema contidos na rede mundial de computadores, facilitaria o conhecimento prévio sobre o mesmo. Dessa forma, a internet como recurso didático promoveria desde a expansão do conhecimento, o desenvolvimento mais rápido da aprendizagem do aluno, à consolidação da construção de novos conhecimentos através de exemplos e da própria vivência do aluno, além de propiciar a fundamentação teórica a partir da troca de informações e eliminação das possíveis dúvidas acerca de determinados conteúdos através do debate entre professor e aluno e/ou aluno e aluno.
            Quando utilizada de maneira correta, a internet configura-se como um poderoso e eficaz recurso didático, pois através dela os alunos têm a possibilidade de atrelar conhecimento teórico à experiência prática por meio de:
*Pesquisas bibliográficas sobre os mais diversos conteúdos, temas, obras literárias, etc.;
*Realização de Atividades para meios de exemplificação e/ou exercício prático de determinados conteúdos;
*Comunicação rápida e segura entre professores e alunos auxiliando na realização de trabalhos e eliminação de possíveis dúvidas sobre a aula; etc.
Apesar dos benefícios supracitados, em alguns casos o uso desenfreado e desmedido da internet ao invés de auxiliar pode dificultar o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula. Acontece que uma vez dentro do “mundo da internet”, o aluno tende a dispersar-se e enveredar por outro ‘caminho’ completamente contrário à aula em questão. O aluno pode se tornar relapso e disperso a partir do momento que ele confundir a intencionalidade do uso da internet para as atividades educacionais.
Pode ocorrer também o desvio de interesse do aluno para coisas mais “interessantes” na internet, além do que o aluno pode aproveitar-se do aval para o uso da internet como fonte de pesquisa para deixar de realizar seus trabalhos com primazia, sem o mínimo interesse no aprendizado daquele determinado assunto, fazendo assim apenas cópias de trabalhos já prontos que ele pode localizar na internet, prejudicando assim todo o propósito educativo do uso da mesma proposta inicialmente pelo professor bem como o próprio processo de aprendizagem do aluno. É preciso que o aluno entenda que a internet é apenas um adicional a todo recurso didático que o professor utiliza e não fonte exclusiva e definitiva de conteúdos para pesquisas e atividades em geral.
Para que esse tipo de atitude do aluno seja evitado, é preciso que sejam impostos limites antes, durante e após o acesso a quaisquer recursos da internet com fins educativos, seja na sala de aula ou fora dela. É importante que o professor pré-determine as regras e devidas proibições para os alunos, bem como restringir o acesso do aluno a determinadas páginas da web (sites).
Por exemplo, se durante uma aula o professor pede que se pesquise sobre determinado assunto, seria prudente configurar antecipadamente os computadores a serem utilizados pelos alunos que fosse permitido apenas o acesso à sites de pesquisa e/ou sites específicos do tema a ser pesquisado, realizando o bloqueio ao acesso das demais páginas com conteúdos que não condigam com a aula em questão.
Em suma, fica evidente que o uso da internet em sala de aula tem seus prós e contras, mas que atualmente é de extrema importância e necessidade como instrumento auxiliador na construção do conhecimento. Basta que esse uso seja limitado e que o professor pré-estabeleça claramente junto aos alunos os objetivos específicos a serem atingidos para que se justifique o uso.
            Apesar de algumas dificuldades haverem de qualquer modo, é inegável que o uso da internet pode sim ser um instrumento didático eficaz e satisfatório, mas que para isso é necessário que professores e alunos entrem em acordo nas propostas que regulamentem o mesmo.




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