quinta-feira, 5 de julho de 2012

RELATO DA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Olá gente! 


Hoje falaremos um pouco sobre a realização da nossa oficina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II, que ocorreu no dia 13 de junho de 2012 (13/06/2012) no Instituto Federal da Bahia (IFBA),  na cidade de Paulo Afonso - BA, das 14 às 17hs. 


Inicialmente, planejávamos um estágio de 6 semanas numa escola da rede estadual de ensino da Bahia, porém devido à greve ocorrida durante os meses de abril, maio e junho foi impossível realizá-lo. Só pra constar, essa oficina foi realizada como uma medida urgente para o cumprimento do nosso Estágio Supervisionado e estava prevista para acontecer bem antes, se não me engano dia 02 de junho... Mas enfim, depois de muitos contratempos, conseguimos realizá-la! Em maio começamos a planejar essa oficina pois como eu disse antes, a greve impossibilitou o estágio nas escolas estaduais... 


A nossa oficina tinha como tema "GÊNEROS TEXTUAIS" e tinha por intuito aprofundar o conhecimento sobre o conceito de gênero textual bem como de alguns tipos de gêneros. 
Nossa equipe foi composta por: 
*ALDO FERREIRA 
*CLERIVANIA TEIXEIRA
*KATHLEEN MORAES 
*MICHELE ALVES
*RÔMULO CARVALHO,
Pesquisadora da Equipe: Kathleen


A fase de planejamento foi bem complicada, poi sempre que trazíamos umas ideias, a professora apresentava outras (e no fim das conta as dela eram sempre melhores...). A parte mais trabalhosa mesmo foi confeccionar as pastas individuais para os alunos, os cartazes para decorar a sala, os slides personalizados com cada tipo de gênero, providenciar revistas, gibis, contas, cartilhas, livros, etc. tudo pra decorar a sala e fazer com que os alunos explorassem os gêneros, trabalhassem com tudo, que eles realmente "garimpassem" os gêneros preferidos por eles.


No fim das contas deu tudo certo gente, apesar de todo o stress, todo o corre-corre, toda a dor de cabeça, os dias e semanas de planejamento, o trabalho com a confecção de todo o material, enfim, foi massa!


A seguir, descrevemos alguns momentos da oficina. Vamos por ordem de apresentação:



 RÔMULO realizou uma fundamentação excelente dos gêneros trabalhados (Cordel e Quadrinhos), inclusive com aspectos históricos das origens de cada gênero, sempre mantendo o diálogo com os alunos, explicando detalhadamente, explorando os exemplos dos gêneros e o material levado à sala de aula, etc. o que mostra que ele teve um ótimo preparo. Nunca vi Romulo tão empolgado com um assunto como o de Cordel. Foi muito massa e ele simplesmente deu um show!!!
CLERIVANIA também desempenhou muitíssimo  bem a explanação dos seus gêneros (Receita, Fábula, Contos), tirou todas as dúvidas dos alunos e conseguiu manter os alunos atentos à explicação, também se expressou muito bem com os alunos. Uma professora uma vez falou que quando ela tivesse dando aula ninguém mais na sala ia falar, pois ela domina geral, pense numa postura... heheheheh... Foi muito bacana mesmo! 
ALDO também fundamentou bem seus gêneros (Teatro, Poesia, Poema, Texto Jornalístico),   durante toda a apresentação manteve-se muito seguro do conteúdo e tirou dúvidas dos alunos, mantendo o diálogo com os mesmos, e questionando-os durante a sua fala. É incrível como Aldo consegue explicar tudo e ao mesmo tempo parecer estar tendo uma simples conversa com amigos... Pelo menos é assim que eu vejo ele como professor, um amigo dos alunos sabe? Isso é muito bom!!!
MICHELE fixou-se na fundamentação teórica dos seus gêneros (Piada, Bilhete e Carta), expôs o gênero piada, explorou o material trazido à sala, e tava meio nervosa também, mas isso faz parte... Michele é do tipo de professora que a gente nunca esquece. Sabe aquela professora que enfatiza demais tudo o que diz? Ela é assim! Isso é de fato, muito legal... 


A seguir, tem algumas fotos desses nossos 'momentos' de estágio. Espero que vocês gostem.


 Nossa equipe!!!

 Romulo, Cleri, Michele, Kathleen, Aldo

 Michele

 Clerivania

 Romulo e aldo

 Cartazes na sala

 Nossa decoração... =)

 Slides prontos! 

 Demos um jeito na 'luminosidade' da sala com os cartazes...

 Cartazes na sala

 Mais cartazes!

 E mais gêneros!

 A 'pesquisadora'. =)

 Alunos concentrados

 Alunos II

 Prof. Rômulo dando show! =D

 Prof. Aldo... Será isso uma dança?

 Profª Clerivania concentrada...

 Prof. Rômulo 

 Prof. Rômulo novamente!

 Os alunos prestando uma atenção... 

 Profª Michele

 Profª Michele

 Slides do gênero "carta"

 Explicação do gênero "piada"

 Prof. Aldo, dançando de novo???

 Alunos fazendo as atividades

 Prof. Aldo lecionando... 

 Alunos trabalhando...

 Profª Cleri dando uma ajudinha...

 Aluna do IFBA, Cleisiane, apresentando seu trabalho.

 Apresentação do trabalho. Aluna do IFBA.

 Aluno do IFBA, apresentando seu trabalho.

 Avaliação da Oficina em forma de bilhete!



4 comentários:

  1. Estágio de língua portuguesa.
    CLERIVANIA ALVES TEIXEIRA.
    O nosso estagio de nível médio foi no IFBA, um instituto técnico federal. Após um longo período de idas e vindas, na busca de realizar esse estagio, conseguimos fazer uma oficina tanto de língua portuguesa quanto de língua inglesa.
    Nossa turma era o segundo ano de informática, tinha apenas 9 alunos e nem todos estavam presentes no dia da oficina, a professora Sandra Marcula solucionou nosso problema trazendo alunos de outras turmas para a nossa, para que pudéssemos dar nossa aula,
    Minha equipe é composta por: Clerivania, Aldo, Romulo, Michele e Kathleen (observadora), planejamos muito bem essa oficina, nos preocupamos com todos os detalhes, tanto com o conteúdo quanto com a estética, fizemos cartazes e slides com o conteúdo e também entregamos pastas com todo o material usado na sala de aula para os alunos para que eles pudessem nos acompanhar na hora da explicação e para que pudessem usar depois quando precisassem.
    Nosso tema foi Gêneros Textuais, para exemplificar levamos revistas, gibis, cordel, fabulas, receitas, bula de remédio, enfim, usamos bastante material para poder transferir melhor nosso conteúdo.
    Eu falei sobre fabula, conto e receita, na explicação usei tanto os slides como os cartazes para exemplificar o que estava falando, procurei ser o mais clara possível, tirei as duvidas que os alunos tiveram tanto dos gêneros que eu falei quanto da parte que meus colegas apresentaram.
    Esse tipo de estagio é de suma importância para alunos de Letras como nós, pois já tínhamos estagiado no ensino fundamental no 7° período, e agora no 8° estagiamos no ensino médio, que é outra realidade, certamente se fosse um tempo maior seria ainda mais proveitoso, mas depois de tantos imprevistos, só pudemos fazer oficinas, o bom é que como foi apenas um dia para português e outro para inglês, pudemos preparam uma aula dinâmica e bem elaborada.
    Com esse estagio pudemos adquirir mais experiência em sala de aula, conhecer uma nova realidade, pois foi numa instituto técnico federal e sem duvida ampliar nosso conhecimento, já que tanto ensinamos quanto aprendemos.
    Os alunos também pareceram muito satisfeitos e confirmamos isso na avaliação final, na qual pedimos que eles mandassem um bilhete para alguém da escola falando sobre a oficina e eles nos elogiaram muito.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente terminamos estes estagios (Portugues e Ingles), foram muitos os problemas enfrentados pelos professores e equipes, mas graças a perseverança de todos os envolvidos, conseguimos superar as adversidades para assim realizar um bom trabalho com as turmas do ensino médio do IFBA.
    Trabalhamos com generos textuais na oficina de língua portuguesa e eu fiquei responsavel por apresentar os generos, poemas, textos jornalisticos e teatro. Foi gratificante pra mim e meus colegas de equipe perceber o interesse dos alunos do segundo ano de informatica em relação a este assunto.
    Na segunda oficina,Lingua inglesa, apresentamos as estrategias de leitura, como uma ferramenta para o entendimento de textos escritos em outras linguas, eu fiquei responsável por explicar as estrategias, "palavras-chave" e "referência pronominal".
    Agradeço aos meus companheiros de equipe, Clerivania, Romulo, Michele e Kathleen(observadora) e as professora Sandra e Isa, pelo comprometimento durante a realização destas oficinas. Que acredito terem alcançado os objetivos almejados.

    ResponderExcluir
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS DO ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
    Michele Alves de Oliveira Vilanova
    Depois de tantas idas e vindas em busca da realização de um estágio curricular no ensino médio, conseguimos realizar uma oficina de língua portuguesa e língua inglesa no IFBA (instituto federal da Bahia), na turma do 2º ano de informática que tinha apenas nove alunos.
    Antes de acontecer à oficina, nossa equipe composta por Kathleen, Clerivânia, Aldo e Rômulo fomos ao IFBA duas vezes para uma aula de observação, onde conhecemos os alunos que iríamos efetivar a oficina. Planejamos o que iríamos fazer na oficina, demos ideias e opiniões e a nossa pesquisadora Kathleen organizou, sendo um membro fundamental em nosso grupo.
    Na oficina de língua portuguesa, abordamos o tema “gêneros textuais”, levamos cartazes de alguns gêneros para exemplifica-los melhor. Eu falei sobre bilhete, carta e piada, usei tanto os slids como os cartazes na minha explicação, mostrando exemplos que ajudasse os alunos a entendê-los melhor.
    O tema abordado na oficina de língua inglesa foi “leitura de textos em língua inglesa - uma abordagem instrumental”, infelizmente só pude participar do planejamento devido a um problema de saúde, mas pesquisei e formulei material de fundamentação teórica para as estratégias de “informação não verbal” e “inferências contextuais” .
    Enfim depois de termos estagiado no ano passado no ensino fundamental, essa experiência no ensino médio, mesmo sendo uma oficina foi de suma importância, pois serviu para nos aproximar um pouco mais da realidade da sala de aula, e nos familiarizarmos com a profissão que escolhemos. Já tenho experiência de dois anos e meio em sala de aula, mas com crianças em escola particular, então essa serviu para somar e me ajudar a atuar como professora, que é uma profissão árdua em alguns aspectos, e maravilhosa quando conseguimos fazer alguém evoluir a partir dos conhecimentos que o ajudamos a adquirir, é muito gratificante para um educador.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir